Sobre o Evento - III – Objetivos

III – Objetivos

Visando à formalização do propósito estabelecido constituir referência básica a consecução dos seguintes objetivos:

• Reunir participantes do PARFOR/PEDAGOGIA que atuam nos Municípios do Estado do Pará para que, considerando as ideologias conflitos e observados os níveis de gestão e cooperação em conjunto reflitam com os atores da academia sobre a estrutura organo-funcional e condições para a operacionalização das ações planejadas, visando à promoção de mudanças que se fizerem necessárias para otimização do processo de ensino e aprendizagem instituído para a formação do educador do magistério para as séries iniciais do ensino no Pará.

• Promover momentos propícios para que todos os protagonistas envolvidos na implementação das ações do PARFOR/PEDAGOGIA no Pará, observados os diferentes níveis de gestão e execução das atividades, identifiquem os estágios correspondentes, indicadores do padrão de qualidade e do nível de impactos dos resultados alcançados.

• Viabilizar espaços para que ocorram discussões, debates, análises e críticas que apontem para os desafios e tendências que perpassam o cotidiano do PARFOR/PEDAGOGIA e as intervenções promovidas pela UFPA enquanto ente constitutivo dos convênios firmados no Pará.

• Refletir criticamente sobre as diretrizes operacionais e princípios normativos que norteiam as ações planejadas em âmbito regional local, considerando às adversidades e realidade atual formatando um desenho sócio-institucional que caracterize como as instituições gestoras se organizam para cumprimento do assumido através do PARFOR/MEC/CAPES, com vistas à transformação da realidade educacional no Pará/Brasil.

• Fomentar a exposição de novas idéias para avaliação de frentes de demandas das oportunidades oferecidas a iniciação e continuação da formação do educador para o magistério do ensino municipal atentando aos reclamos atuais da sociedade que se apresenta múltipla estratificada e complexa.

• Estimular a implementação de mecanismos de incentivos a propostas diferenciadas como a diversificação dos cenários de práticas do professor-formador e professor-aluno, adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de currículos integrados e modelos inovadores de avaliação para identificação da produção de conhecimentos relevantes e desencadeamento de ações articuladas em parceria, que levem em conta as múltiplas necessidades os ganhos alcançados pela capacidade de ampliação do acesso ao ensino universitário com o apoio estrutural dos municípios.

• Criar canais interinstitucionais que garanta a divulgação de informações afetas a gestão pactuada do PARFOR para publicização dos resultados alcançados, envolvendo a participação da sociedade na consolidação do conhecimento e democratização do saber elaborado.

• Aprofundar discussões políticas técnicas e administrativas, como estratégias para estabelecimento de uma relação interinstitucional equilibrada, a fim de que haja coerência entre valores experimentados na vivência da gestão pactuada e atendimento pleno dos compromissos assumidos.

• Elaborar documento final (CARTA DO PARÁ) enquanto elo articulador entre os níveis de gestão e execução da estrutura organo-funcional do PARFOR/Pedagogia, UFPA, Governo do Estado, Governos Municipais e Entes Federais, enquanto instrumento sinalizador de mudanças que se façam necessárias para a otimização da gestão colegiada em processo de consolidação.

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